ambiente
A paisagem natural do Vale do Âncora é de grande riqueza e por isso queremos juntar as pessoas vocacionadas em dar a conhecer, proteger e fomentar a riqueza natural que aqui reside.
A paisagem local
A flora e fauna do Vale do Âncora é muito diversificada e podemos encontrar nas galerias ripícolas que abraçam o Rio Âncora um laboratório de espécies nativas que vivem em consociação. Podemos ver árvores e arbustos como o Carvalho (Quercus robur), o Sobreiro (Quercus suber), o Amieiro (Alnus glutinosa), o Freixo (Fraxinus angustifolia), o Salgueiro (Salix nigra), o Louro (Laurus nobilis), o Azevinho (Ilex aquifolium) e o Sanguinho (Rhamnus glandulosa). Todas estas espécies apresentam um quadro de harmonia que deveria ser a malha florestal do Alto Minho e é a partir deste ponto ainda existente que queremos tomar iniciativas de observação, protecção, e valorização do território.
O que queremos mover?
Acreditamos que o habitat natural onde nos inserimos é uma reflexão da saúde e pensamento local, por isso gostamos de pensar que o Vale do Âncora é o local perfeito para criar uma cidadania consciente que consegue ser empreendedora ao mesmo tempo que cuida e valoriza os seus meios naturais. Através de sistemas como permacultura, agroecologia e florestas de alimentos queremos dar a conhecer a possibilidade de se produzir alimento, educação e criatividade no mesmo local!
Projetos
ambiente
Bloom Sativum
Trabalham com a flora espontânea e plantas medicinais, facilitam diferentes actividades de reconexão à ecologia local.
Permacultura do Vale do Âncora
Grupo de pessoas ligadas a projetos de Permacultura no Vale do Âncora.
Actividades de voluntariado, partilha de excedentes e sementes.
Agrofloresta do Vale do âncora
Projeto de agroecologia do Vale do Âncora. Tentam imitar o sistema natural para alcançar uma produção sustentável.